Equipe 7B - Nossa Senhora da Saúde



História
O Século XVl  foi muito triste para a Europa, com muitas doenças e a grande peste, conhecida como "a peste negra". Ela assolou todo o continente, principalmente Portugal. O ano de 1569 foi o pior de todos. Os hospitais estavam lotados, não havia onde colocar tantos doentes, muitas pessoas já haviam morrido. O Rei de Portugal, Dom Sebastião, sem mais recursos, pediu ajuda até para a Espanha mandar seus médicos e remédios para o socorro.
O encontro milagroso da imagem
O povo de Portugal, em desespero, organizou várias missas orações e procissões com a imagem de Nossa Senhora durante vários meses.  Perto da igreja da cidade de Sacavém, os coveiros tiveram que abrir muitas covas para enterrar tantas pessoas que já haviam morrido por causa da peste. E aconteceu que, ao abrirem uma cova, acharam uma pequena imagem de Nossa Senhora. Todos viram o fato como um milagre e começaram a rezar e fazer procissões  pedindo o fim da peste. No ano seguinte as mortes foram diminuindo até acabarem.
Festa de Nossa Senhora da Saúde
A população então escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande peste, e com uma grande procissão, escolheram o nome de "Nossa Senhora da Saúde", para agradecer a ajuda de Maria Santíssima. A partir deste ano de 1570, em todos os anos é comemorado o dia da Santa que acabou com a peste em Portugal. Esta devoção, então, se expandiu para a Espanha e por toda a Europa, e Nossa Senhora é lembrada e venerada com este nome há quase 450 anos.
Oração a Nossa Senhora da Saúde
"À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, e livrai-nos sempre de todos os perigos, e das doenças, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com vosso Filho, reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai-nos. Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a distribuidora de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém."





Histórico da Equipe 7B
Nossa Senhora da Saúde

A Equipe 7B, Nossa Senhora da Saúde, conta com sete casais unidos pelo sacramento do matrimônio, sendo que desse número quatro já são famílias e três casais.
Expõe Jerusa e Caio: “Sempre tive grande admiração e respeito pelas ENS e por tudo o que ela fez pela minha família, cresci vendo a graça que é poder viver em uma família que caminha pra Cristo através da Espiritualidade conjugal. A Equipe foi fundamental no matrimonio dos meus pais, relata Jerusa. Desde o nosso casamento nos colocamos na lista de espera para a Experiência Comunitária e Deus nos agraciou com um grupo de casais maravilhosos escolhidos a dedo para compor a nossa amada Equipe 7B Nossa Senhora da Saúde. Somos muito gratos por podermos seguir essa vocação e nos unir a casais nessa árdua, porém feliz missão.” Enfatiza o casal Natália e Felipe:

            Relata o casal Silmara e Marcilio: “Após anos casados, sentimos que deveríamos participar de encontro de casais, Marcilio foi até a paróquia procurar informação, a secretária paroquial informou um casal que participava da ENS, fomos umas três vezes na casa do casal, quando tivemos a oportunidade de encontra-los e conversarmos. Eles falaram do movimento e pediram nosso contato, que passariam para o casal expansão. Depois de mais ou menos um mês o casal ligou para fazer a visita, depois seguimos firmes nas reuniões e estamos neste caminho de crescimento espiritual.

            Menciona o casal Iracema e Marcos: Nos casamos e nunca havíamos nos preocupado em participar de um grupo de casais, apesar se sermos cientes das dificuldades que teríamos. Porém, 8 anos após nosso casamento estávamos passando por um momento crítico de relacionamento conjugal.

Marcos estava conversando com seu amigo Valdir, que lhe falou das Equipes de Nossa Senhora e o quanto a mesma havia sido e continuava importante na vivência de seu matrimônio com sua esposa Helena.

Houve interesse nosso em conhecer e participar do movimento. Com o passar de alguns meses, o Valdir da Helena da Equipe 13, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nos fez o convite e informou também que estavam formando uma Experiência Comunitária. Dias depois tivemos a visita do casal Ana e Nildo, o qual nos falou sobre o movimento e nos convidou para participarmos da 1ª reunião que seria na residência deles, mas não participamos. No entanto, tivemos a oportunidade de participar da próxima que aconteceu na residência do nosso querido casal Cláudia e Gilberto. Demos nosso sim e estamos prosseguindo nesta caminhada. Somos gratos a Deus pela oportunidade e aos nossos irmãos que tanto contribuem em nossa vida, agradecemos também ao nosso amigo Valdir, nosso anjo Gabriel, nosso anunciador.

Diz o casal Samile e Everton: Sempre tivemos vontade de participar de um movimento para casais, em especial eu, o Everton nem tanto. Expus em uma conversa com os pais de uma amiga, o casal DasDores e José da equipe 4, que falaram que assim que soubessem do surgimento de uma nova equipe eles entrariam em contato conosco, no dia de São José padroeiro da cidade, ela me encontrou em frente à Igreja matriz de São José, me informou que daria o meu contato para o casal informador Ana e Nildo, posteriormente recebemos a visita deles e demos início a nossa caminhada em busca do fortalecimento da nossa família e espiritualidade conjugal. Hoje o Everton também está bem entusiasmado em participar da Equipe, pois a Equipe já nos ajudou a superar algumas barreiras e fortalecer nosso matrimônio.

Expressa o casal Kelly e Jean: “Após nosso casamento sempre tivemos vontade de ingressar em grupo de casais e fazíamos comentários com as pessoas desse nosso desejo, umas três vezes nos indicaram as Equipes de Nossa Senhora (ENS), nunca tínhamos ouvido falar, porém ficávamos aguardando o contato.

Em maio de 2016 nossos amigos Samile e Everton receberam a visita do casal expansão das ENS Ana e Nildo, eles comentaram de nós, portanto os sete casais já estavam em vista para esta experiência comunitária, mas levaram nosso contato, pois ainda iam visitar o sétimo casal, e caso houvesse desistência nos contatariam, o sétimo casal desistiu, então entraram em contato conosco para nos visitar e marcar a primeira reunião com os demais casais.”

Conta o casal Camila e Wellyngton: “Desde o curso de noivos, quando tivemos a graça de ter o primeiro contato com a espiritualidade conjugal, nós tomamos consciência da importância de ter Cristo no centro do nosso matrimônio e da necessidade de alimentar nossa fé fazendo parte de algum grupo de casais da igreja.

Por uma providência do Divino Espírito Santo, eu, Wellyngton, no meio de um compromisso profissional em uma outra cidade do Estado, passei a bater papo com o pai de um amigo, que também trabalhava naquela cidade.

Após breves minutos de conversa, ele me revelou que fazia parte das Equipes de Nossa Senhora, me fez uma sucinta explanação do significado e importância do movimento e me indagou se eu teria interesse em saber mais sobre as Equipes, pois havia uma vaga para um casal em uma experiência comunitária recém iniciada. De pronto, respondi que sim, mas que iria conversar com minha esposa.

Após alguns dias, recebemos a ligação do casal responsável por aquela experiência comunitária querendo marcar uma visita. Nessa visita, após uma amistosa conversa e explanação sobre os propósitos das Equipes, demos o nosso primeiro sim ao movimento e, graças a Deus, nele permanecemos até hoje!”

No dia 05 de junho, houve a reunião de informação na casa do casal expansão supracitado, nesta houve a apresentação de todos os casais, inclusive do casal Claudia e Gilberto que nos acompanhariam durante a experiência comunitária. Em nossa primeira reunião de experiência comunitária houve a desistência de um casal e logo depois somou conosco o casal Camila e Wellington. Nossa experiência foi importante pois serviu para o crescimento da futura equipe.

Em 21 de abril de 2017, reunimo-nos novamente na casa do casal expansão para o nosso SIM as Equipes de Nossa Senhora, como intercessora escolhemos Nossa Senhora da Saúde por termos conosco um casal de médicos, uma graduanda em farmácia e muitas histórias vitoriosas com relação a saúde de filhos de casais da Equipe. Nesse dia também conhecemos o casal que se juntaria a nós com a missão da pilotagem Henersan e Delson, onde se doam até o momento nessa etapa em que estamos. Como conselheiro espiritual temos o Padre Aler Anderson, não apenas como alguém que orienta, aconselha e acompanha os casais, mas como um membro efetivo que também recebe por meio da equipe, crescimento e amadurecimento sacerdotal. Assim alicerçou-se a Equipe 19, Nossa Senhora da Saúde, onde nossos laços se firmaram como uma comunidade que busca um só ideal: a santidade conjugal.

EQ: 07B - N. S. DA SAÚDE
SCE: PE RENATO
CAMILA E WELLYNGTON
IRACEMA E MARCOS
KELLY E JEAN
NATÁLIA E FELIPE
SAMILLE E EVERTON
SILMARA E MARCÍLIO (CRE)














0 comments :

Postar um comentário