quarta-feira, 10 de abril de 2024

1º Retiro do Setor Castanhal - 2024

O Belíssimo Cenóbio da Transfiguração, Casa de Formação e de Espiritualidade da Diocese de Castanhal, foi mais uma vez o local escolhido pelo Setor Castanhal, para a realização do 1º Retiro anual dos Casais do Movimento das Equipes de Nossa. O 1º Retiro anual foi realizado nos dias 05 a 07/04/2024, e teve como pregador o Sacerdote Conselheiro Espiritual Padre Lucivaldo. O Tema escolhido para o retiro foi: “Eucaristia, fonte de santificação do casal”. A arquitetura do local, bem como sua localidade, por si só, já são elementos que propiciam e favorecem o silêncio, a escuta, a meditação e as reflexões de um Retiro. Foram momentos maravilhosos de muita escuta em que os casais tiveram a oportunidade de ouvir o Senhor que fala no silêncio aos seus corações, chamando-os a renovar, além de rever a caminhada de espiritualidade Conjugal, em conformidade com a mística e o carisma do movimento. Padre Lucivaldo fez quatro belas meditações:

1ª Meditação: Jesus na Eucaristia manifesta o perfeito amor que exige abertura e acolhida: Como está nossa fé, nossa mente, nosso coração e nossa vontade?

2ª Meditação: "Jesus me amou e imolou-se a si mesmo por mim" (Gal 2,20) 

Santo Afonso de Ligório: "O próprio Deus não pode fazer que haja uma ação mais santa nem maior que a celebração da missa. Porque a missa é a síntese da encarnação e a redenção, ela contém em si o nascimento, a paixão e a morte de Jesus por nós."

3ª Meditação: A Eucaristia é a árvore da vida plantada no chão de nossa vida: negligência, tibieza, má preparação e ação de graças, pouca fé, sonolência, indisposição, pecado veniais.

Como está minha união com Cristo?  Como está minha união com a minha paróquia? Aumento da Graça Santificante.

4ª Meditação: Compreendo que na Eucaristia está o segredo e a força da Santidade? Compreendo que a Eucaristia não pode, jamais, ser separada da nossa vida de casal? Como eucaristizar nossa pessoa, nosso casamento, nossa família, nosso trabalho?

A cada meditação os Casais eram estimulados a fazer um momento de reflexão pessoal e em Casal, antevendo o PCE Dever de Sentar-se. Além das meditações e reflexões, foram destinados momentos orantes com Jesus Eucarístico, Terço da Misericórdia, Missas e Adoração: gratidão e propósito renovador.

Por fim, não poderia faltar a foto oficial do 1º Retiro do Setor Castanhal.

2 comentários :

  1. O Retiro das Equipes de Nossa Senhora é um Ponto concreto maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Levar os Casais a compreender que na Eucaristia está o segredo e a força da Santidade. Que bela reflexão proferida pelo Padre Lucivaldo.

    ResponderExcluir