sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dom Vicente Zico


Vicente Joaquim Zico nasceu na cidade mineira de Luz no ano de 1927. Filho do casal Belchior Joaquim Zico e Anita Maria de Jesus, cresceu em um ambiente familiar cristão, o que o influenciou na sua escolha para a vida eclesial que iniciou aos 16 anos, quando decidiu iniciar o noviciado da Congregação São Vicente de Paulo.

Mineiro de nascimento e paraense de coração, Dom Vicente Zico, está na Arquidiocese de Belém desde 1981, quando foi nomeado em seis de janeiro por do mesmo ano, bispo, pelo Papa João Paulo II, e passou a ocupa o cargo de Arcebispo Coadjutor na Arquidiocese de Belém.

Em 1990 Dom Vicente deixa de exercer a função de Arcebispo Coadjutor e, é nomeado pelo Papa João Paulo II, Arcebispo de Belém, no dia 4 de julho de 1990, sucedendo Dom Alberto Ramos. Tomou posse na Catedral de Belém no dia 08 de março de 1981.

Exerceu a função de Arcebispo da Arquidiocese até 2004, quando foi nomeado seu sucessor, Dom Orani João Tempesta, tornando Arcebispo Emérito.

Dom Zico dedicou parte sua vida à igreja, especialmente em Belém, onde realizou grandes feitos enquanto esteve à frente da Arquidiocese, como a criação de paróquias e cinco das atuais seis Regiões Episcopais, o Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), importante centro de referência, que faz parte do complexo do Seminário Arquidiocesano, juntamente com o Instituto de Filosofia e Teologia Regional (IFTR) e a residência dos seminaristas e criação da Fundação Nazaré de Comunicação.

Dom Vicente ainda realiza trabalhos pela Arquidiocese, como missas, retiros, encontros e tem como lema de sacerdócio: “Com Maria, Mãe de Jesus”, inspirado no livro dos Atos dos Apóstolos. A escolha do lema é uma homenagem ao Papa João Paulo II, a quem tanto admira, e porque sabia que o Papa lhe enviaria a Belém, terra do Círio de Nazaré.

Fonte: Fundação Nazaré

0 comments :

Postar um comentário