terça-feira, 27 de novembro de 2018

As ENS no II Congresso diocesano das pequenas comunidades.


As  Ens no II Congresso diocesano das pequenas comunidades.

A Diocese de Castanhal realizou no dia 25.11.2018 no bosque rancho do lago, próximo ao campus da UFPA,  o II Congresso Diocesano das Pequenas Comunidades. O encontro teve início às 8:00h com o bispo diocesano,  Dom Carlos,  fazendo a acolhida às caravanas das pequenas comunidades que vieram de quase todas as paróquias da diocese. 

Durante a parte da manhã aconteceram três palestras com leigos de várias paróquias que refletiram o tema do congresso : Cristãos batizados sendo Igreja em saída nas pequenas comunidades. No fim da manhã,  Dom Carlos Verzelletti, acompanhado de dois bispos e alguns  padres missionários da cidade de Brescia,  cidade italiana,  e terra  natal de dom Carlos,  celebraram a Santa Eucaristia,  encerrando assim as atividades da parte  matutina.

Em seguida o almoço, um momento especial  do encontro, onde se recorda de fato a comunhão e partilha dos alimentos.  Todos sentados na relva, vivendo a multiplicação dos pães, das sobremesas, dos sucos, águas, refrigerantes  e cafés. A tarde aconteceram momentos de interação,  testemunhos e  experiências nas pequenas comunidades  intercaladas com belas canções  e sorteios de muitos brindes aos participantes. 

O II Congresso teve seu término às 16:00h com muitos irmãos em  congratulações e sentimento de  gratidão pela participação por  mais uma excepcional experiência de fé vivida entre irmãos de caminhada e já projetando e aguardando o III CDPC. 

As Equipes de Nossa Senhora, que por inspiração de seu fundador Henri Caffarel, já fazem esta riquíssima experiência  de viver em pequenas comunidades composta  de 7 casais,  onde casais leigos batizados se encontram ao redor da Palavra, pelo menos duas vezes no mês para Partilhar e comungar da Escuta e Meditação, foram também  convidadas a se fazerem presentes neste expressivo evento diocesano. 

Contudo,  os  verdinhos não foram  notabilizados por sua maciça presença.  Apesar de uns quatro ou cinco casais terem desempenhados serviços no atendimento aos participantes no restaurante do evento,  registrou-se no máximo uma dúzia de casais equipistas e o SCE do Setor, padre Silvestre Paulo.


Um comentário :