quinta-feira, 23 de maio de 2019

CAMINHADA DE EMAÚS - 2019




CAMINHADA DE EMAÚS
A PÁSCOA DO SETOR CASTANHAL 

No terceiro domingo da PÁSCOA - 05.05.2019 - o Setor Castanhal realizou a sua  vigésima Caminhada de EMAÚS,  com a concentração às 06:30 na praça Doze Apóstolos, atrás da  atrás da Catedral Santa Maria Mãe de Deus, e saída às 7h em direção à Capela Nossa Senhora de Nazaré na Vila centenária do Apeú, distante aproximadamente 8km da catedral. 

Alguns anos atrás em Castanhal  escolas, repartições e outras instituições celebravam durante o período pascal sua respectiva comunhão na referida instituição. Atualmente, praticamente não é  mais comum se ver este tipo de manifestação. 

Há vinte anos algumas equipes tiveram a iniciativa de resgatar essa salutar comunhão na família equipista, onde depois, o Setor Castanhal acampou e agendou no seu calendário anual como programação indispensável para a unidade, coparticipação dos casais e suas respectivas famílias e convidados. 

A caminhada rememora a aparição dos dois discípulos de Emaús que pode muito bem lembrar a experiência de desânimo, tristeza, desilusão, falta de fé e esperança que pode vir passar um casal equipista. 

Porém, a experiência dos discípulos de EMAÚS de reconhecer Jesus  Cristo ressuscitado ao partir do pão, levou também os casais equipistas em sua vida conjugal também reconhecer Jesus ressuscitado através da Eucaristia, da Escuta da Palavra,  da Oração  Conjugal e da Partilha dos alimentos  entre os participantes, e isso com certeza trouxe um novo ânimo, um novo fôlego na caminhada de fé na vida, na Igreja e no Movimento. 

Esse domingo da caminhada é cheio de expectativa, pois, três equipes  sendo as Eq. 17, 19 e 20 escaladas para animar, preparar a missa de chegada, preparar o percurso com cantos, reflexões (feitas a partir da Carta Pastoral 2019 da Diocese  de Castanhal-o Setor vivendo em comunhão com a Igreja local) e no final após a Missa, servir um delicioso lanche bem suculento e revigorante para repor as energias gastas na caminhada. 

O conselheiro das equipes 04 e 15,  o Padre Kléber Yuri foi o presidente da celebração, onde na homilia, ressaltou o amor ágape, a relação do verdadeiro amor entre Deus e o ser humano. Assim devem os casais buscarem a vivenciarem essa relação divina na vida conjugal. 

Como todos os anos, aproximadamente trezentas pessoas vivenciaram ummomento de profunda alegria em Cristo Ressuscitado, caminhando numa manhã ensolarada testemunhando e abençoando o amor conjugal e familiar de todos os transeuntes encontrados pelo caminho e  moradores que de suas portas e janelas viram várias igrejas domésticas - Equipes de Nossa Senhora  -  que se aproximam, escutam e iluminam as famílias  de nossa cidade de Castanhal.



0 comments :

Postar um comentário